sábado, 11 de fevereiro de 2017

"Projeto Viva Feliz"

Olá amigos e amigas venho falar para vocês sobre um projeto social muito importante realizado há cerca de seis anos em Itumbiara, o “Projeto Viva Feliz”. Ele é desenvolvido pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que é um órgão incorporado à Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura de Itumbiara. O “Projeto Viva Feliz” atende os idosos, por meio de um bonito trabalho de humanização.

Profissionais do NASF


     Equipe multidisciplinar e os idosos do Projeto Viva Feliz

Vamos conhecer um pouco sobre o NASF. O núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar de cinco profissionais da área da saúde: o educador físico, Amauri Chaves; fisioterapeuta, Reyssa Amorim; assistente social, Elibina Figueiredo; psicóloga, Carina Souto; nutricionista, Lorena Andrade.  Esses profissionais atuam integrados com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e têm a missão de praticar a prevenção e a promoção da saúde na Atenção Básica do município.

Dignidade
Com o desenvolvimento do “Projeto Viva Feliz” que devolve a dignidade aos idosos e que trabalha a socialização deles com a comunidade, vários são os relatos de que muitos que sofriam com algum tipo de debilidade e passaram a ter melhor qualidade de vida. Este projeto foi considerado uma das “Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”. A cidade de Itumbiara foi a única do Estado de Goiás, a receber o certificado, no XI Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, que aconteceu em Brasília, na semana passada.

Aplausos
No evento, os idosos que participam do coral, fizeram apresentação musical e foram aplaudidos de pé pelos participantes do congresso. Um dia inesquecível para eles e para toda equipe que viu reconhecido o esforço em trabalhar a humanização com essas pessoas que viviam à margem da sociedade. Ainda em tempo registro a presença da assistente social do Programa do Idoso, Tânia Maria Martins da Silva, ela é responsável técnica da Regional Sul Itumbiara.
Registro aqui os parabéns a esta equipe comprometida em fazer o bem, o trabalho social do NASF vale a pena ser divulgado. Participar dessa viagem foi enriquecedor, a alegria dos idosos e presenciar de perto o carinho que esta equipe tem por todos eles, nos enche de esperanças, pois sabemos que existem pessoas do bem que respeitam a dignidade do idoso. Mais uma vez parabéns a todos os envolvidos.

                  


               Assistente social Elibina, educador físico Amauri e a fisioterapeuta Reyssa


                 O educador Amauri Chaves fala aos presentes sobre o Projeto Viva Feliz


      Professor Amauri Chaves recebe certificado pela realização do Projeto Viva Feliz considerado uma das Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo de envelhecimento e saúde da pessoa idosa


Tânia Maria, Marilene Silveira, Amauri Chaves, Reyssa Amorim e Elibina Figueiredo

3 comentários:

  1. Está de parabéns o Vi NA Vivi. Agora além do jornal, poderemos acompanhar aqui o desenrolar das notícias!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fabíola Cangussu pelo carinho e atenção de sempre. E vamos que vamos menina. Grande abraço!

    ResponderExcluir